PALAVRA DO PRESIDENTE
Caros profissionais, a economia do Brasil vive, atualmente, uma transformação profunda nos fundamentos da produção da riqueza nacional. Até pouco tempo, os segmentos industrial e agropecuário ocupavam o centro das atenções e compunham grande parte do Produto Interno Bruto (PIB). Esses segmentos ainda ocupam significativa posição na geração de renda e de empregos, mas houve uma expansão vertiginosa do setor da prestação de serviços.
Antes, ele era menos importante no contexto econômico e ocupava a última escala na aferição do crescimento. Hoje a realidade é outra. O Brasil passa pelo mesmo fenômeno verificado em países desenvolvidos, processo em que os prestadores de serviço expandiram suas atividades e disputam com os demais segmentos da economia, a hegemonia na produção da riqueza.
É nesse contexto que se inserem os empresários despachantes documentalistas. No Ceará a categoria que é regida pelo CRDD/CE - pelo SINDECE cumpre destacado papel na economia do Estado. O trabalho desempenhado pelo Despachante é de significativa importância para o governo estadual, notadamente para a Secretaria da Fazenda. Afinal, cada escritório como um agente colaborador na arrecadação do IPVA e nas taxas do DETRAN.
Milhões de reais são recolhidos aos cofres públicos por esta via e o Despachante, no seu mister diário, ainda colabora para a regularização da frota de veículos e da documentação dos proprietários e motoristas "Eu tenho orgulho de ser despachante".
Sérgio Holanda
Presidente do CRDD-CE e do SINDECE